Criança faz cada oração

28/08/2014 20:46
Num calendário recolhi esta história, de autor desconhecido:
 
“Levei meus filhos a um restaurante. Meu filho de seis anos perguntou se podia dar graças. Ao orar, ele disse: ‘Deus é bom e é maravilhoso. Obrigado pela comida. Ficarei ainda mais agradecido se mamãe nos der sorvete como sobremesa. Amém’. Junto às risadas, uma mulher comentou: ‘É isso que está errado com esse país. As crianças não sabem nem rezar. Pedir sorvete a Deus! Nunca vi isso!’. Meu filho rebentou em lágrimas e perguntou: ‘Deus está zangado comigo?’. Enquanto o abraçava e lhe assegurava que havia feito uma oração maravilhosa e que Deus não estava zangado com ele, um cavalheiro idoso se aproximou, deu uma piscada para meu filho e disse: ‘Deus achou que foi uma grande oração’. ‘É mesmo?’, meu filho perguntou. ‘Dou a minha palavra’, o homem respondeu. E sussurrou (indicando a mulher que fez o comentário): ‘Que pena! Ela nunca pediu sorvete a Deus. Um pouco de sorvete faz bem para a alma’. Naturalmente pedi sorvete para nós. Meu filho, então, fez algo de que me lembrarei para sempre. Pegou o seu sorvete, caminhou na direção da mulher e o colocou em frente a ela. Com um sorriso, lhe disse: ‘É para você. Sorvete às vezes é bom para a alma; e a minha alma já está bastante boa’.”
 
Você tem pedido sorvete a Deus? Ou melhor, suas orações são como as de uma criança? Pois aí está o grande segredo: orar como uma criança. Crianças pedem sorvete a Deus, porque simplesmente acham que tudo vem mesmo de Deus. Ensinamos-lhes assim, e nós mesmos não cremos nisto!
 
A oração de uma criança é feita na base da dependência completa. Ela sabe que não tem capacidade para obter nada por si mesma. Tudo o que tem, usa e consome é dado por outros. A oração de uma criança é feita na base da confiança irrestrita. Ela crê tranqüilamente que receberá tudo o que pede. E, se não receber, aceita com facilidade a explicação da resposta negativa e supera rapidamente a frustração por não receber. A oração de uma criança não é feita com egoísmo. Ela pede porque sente necessidade ou vontade, mas está sempre pronta a compartilhar o que recebe com os outros.
 
Jesus disse que para entrar no Reino dos Céus precisamos nos tornar como crianças. Para orar também.
 
https://www.adiberj.org/portal/2012/06/30/crianca-faz-cada-oracao/
Pr. Sylvio Macri