Desarmado em boa hora

16/03/2015 08:14

Lucas 22: 35-38

E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.

Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a; Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento. E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.

O que não tem espada venda a sua capa e compre uma.

Por não entender o sentido desta palavra é provável que isto tenha favorecido Pedro usar a espada contra Malco. Jesus, porém aproveita a ocasião para ensinar ao apostolo que o evangelho rejeita a espada.

Aqui aprendemos que o ensino pode ter sido sem compreensão no primeiro momento que o recebemos, no entanto o Mestre o fará entendido no momento propício.

Poderemos andar errados por algum tempo carregando espadas, mesmo estando com Jesus, mas chegará a hora que seremos desarmados por ele.

Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.

João 18:10