IAVEH

04/07/2013 11:07

IAVEH

Iaveh é hebraico e significa Deus, ou, EU SOU. Jesus muitas vezes fala a respeito de si como EU SOU, por isso arrumou muitos inimigos.

A seguir é apresentado doze vezes em que Jesus diz EU SOU.

1 - Eu sou o Messias

Jesus disse eu o sou, eu que falo contigo – João 4: 26

Jesus se apresenta como o Messias a uma samaritana, um sub povo hebreu rejeitado e considerado de segunda categoria, mas não é esquecido ou negligenciado por Jesus, pois antes de subir ao céu dá mandamento aos discípulos para que pregassem o evangelho do reino  aos samaritanos. 

Este Messias de acordo com o relato de João 4 é esperado há muito tempo pelos samaritanos, eles aguardavam a promessa. Depois que o Senhor quebra as resistências então se apresenta a si mesmo àquela samaritana, eu sou o messias, eu que falo contigo.

 

2 – Eu sou o pão da vida – João 6:48

·        Alimentara quase cinco mil homens.

·        Pode alimentar com vida, muitos mais que cinco mil.

·        Jesus vivifica.

 

3 – Eu sou a luz do mundo

Falou, pois, Jesus outra vez, dizendo: eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8: 12

A luz está no mundo, mas não é para todo mundo, pois só o que segue a luz terá a luz da vida. Jesus está falando com conhecedores da Sagrada Escritura, judeus que o ouvem aborrecidamente, que lhe chamam de samaritano para desprestigiá-lo, e que tinham crido nele até ainda pouco. Mas não queriam segui-lo, pois desejavam fazer suas próprias vontades, se consideravam livres para isso.

 

4 – Eu sou de cima

E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo – João 8: 23

O Senhor está trocando palavras com homens que nunca seriam de cima, pois são identificados por ele como de baixo, e que morreriam em seus pecados.

 

5 – Eu sou

João 8: 28 - Disse-lhes, pois, Jesus: quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem Eu Sou, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.

Aqueles que estão recebendo esta palavra seriam os que levantariam Jesus na cruz, é dito: quando (vós), levantardes. Incrédulos levantariam Jesus crucificando-o, entretanto o Eu Sou seria conhecido por eles naqueles dias.

O centurião romano exclama a respeito dele: “verdadeiramente este homem era o filho de Deus,” quando vê as coisas estranhas que vão sucedendo à sua morte.

Aqueles que estavam no templo em Jerusalém na hora da oração testemunharam o rasgar do véu deste templo de alto a baixo. Um fato incomum, assombroso e preocupante para os incrédulos, o Pai do céu rasgara o véu, o Filho de Deus abrira o lugar santíssimo.

Houve trevas sobre a terra desde a hora sexta até a hora nona – Lucas 23: 44.

Selaram o túmulo do Senhor, colocaram uma guarnição de soldados para guarda-lo, mas Jesus ressuscitou, os fariseus souberam disso pela boca dos soldados, estes foram testemunhas para aqueles, precisavam saber que o Eu Sou não fica morto.

 

6- Eu Sou a porta

Tornou pois Jesus a dizer-lhes: em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas – João 10: 7.

Jesus é a porta, logo sabemos que o ladrão não passa por ele, pois é dito neste mesmo capítulo que o ladrão pula a cerca do curral das ovelhas. Jesus não é caminho para ladrão de ovelhas. Toda ovelha antes de conhecer Jesus conheceu o ladrão por isso é dito que todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores.

Jesus é a porta, as ovelhas entram por ele, mas não têm poder de abri-la, a chave não está com elas, ovelha não sabe abrir porta de curral, por isso é dito antes, “a este o porteiro abre”.

Em verdade, em verdade vos digo – quem ama e comete mentira não passará por esta porta de verdade.

A porta não admite ao aprisco, mas tira para fora dele. Estar no aprisco não é o melhor, pois é lugar atacado pelo ladrão, onde não tem pastagens, onde o pastor não está dentro, ainda que esteja observando as ovelhas. O bom do aprisco é saber que lá dentro estão as ovelhas, mas o lugar delas é fora com o bom pastor. Ele veio salvar as ovelhas, só ovelhas.

A porta põe para dentro do reino, ela faz entrar nele. A porta é o acesso para sair do aprisco e ir para o pasto verde e a amável companhia do Pastor.  A porta salva. A porta faz a ovelha achar pastos – João 10: 9.

 

7 – Eu Sou o Bom Pastor

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas – João 10: 11.

O Bom pastor enfrenta os inimigos pelas ovelhas, morrerá na cruz para salva-las do pior inimigo – o pecado.

O Bom pastor conhece o estado de cada ovelha, sabe as suas necessidades, seus nomes, e o lugar onde encontra-las.

 

8 – Eu Sou a Ressurreição

João 11: 25 – Disse-lhe Jesus: eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.

Lázaro é ressuscitado para que saibam que Jesus é a ressurreição e a vida.

 

9 – Eu Sou a Vida

João 11: 26 – E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Lázaro revive para que os crentes cressem vivendo e vivessem crendo em Cristo Jesus.

 

10 – Eu sou o Caminho

João 14: 6 – Disse-lhe Jesus: eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Não se anda com o caminho debaixo do braço, mas no caminho, é para andar em Cristo, o caminho.

Desprezando todos os outros caminhos, do pai, da mãe, da esposa, do esposo, dos filhos, da vida... O caminho é Jesus.

Olhando para Jesus sabemos para onde vamos, Ele é o caminho para o Pai.

“Ninguém vem ao Pai senão por mim” – O Pai está Nele.

Começamos a andar, não podemos parar sempre em Cristo; só Ele é o caminho, não nos é permitido parar de andar.

 

11 – Eu Sou a Verdade – João 14: 6

Quando vivemos no tempo da verdade relativa, repetir Jesus aqui soa agressivo e prepotente para muita gente. Só que a verdade absoluta é rejeitada desde há muito tempo. Pilatos a despreza quando pergunta a Jesus e não se preocupa em saber a resposta: Que é a verdade?

Jesus não diz que tem a verdade, ou que sabe sobre a verdade, ou que somente fala e prega a verdade, mas assegura aos seus discípulos, eu sou a verdade. Jesus não é verdade para todos, mas para os que creem. Estes não desprezarão nada dele, pois tudo é verdade. Estes aprenderão e se tornarão tão verdade quanto Ele, pois em sua oração em João 17 é pedido ao Pai para que seus discípulos fossem um com Ele, perfeitos.

Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz – João 18: 37

Quem não é da verdade vai escarnecer de Jesus, como aqueles em João oito que dizem: “não dizemos que é samaritano?”

Quem não é da verdade vai desprezar Jesus da mesma forma como Pilatos desprezou – “Que é a verdade?”

Quem não é da verdade vai atacar Jesus com pedras.

Vai se escandalizar ao ouvir as suas palavras e dirá: “duro é este discurso”.

 

12 – Eu Sou a Videira

João 15: 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

Jesus é a árvore da vida, completa os ramos para que estes vivam por ela.

Jesus é a árvore da vida verdadeira, se estivermos nele e ele em nós damos muito fruto.

Uma vara fora da videira vai perdendo a vida aos poucos, secando e seu fim é o fogo. A vara que permanece na videira, engrossa, fortalece, frutifica cada vez mais, o agricultor está interessado em seus frutos. O que a videira é a vara deve ser. A vara de videira é videira também, mas não vive sem a videira, por isso é dito, sem mim nada podeis fazer.

 

Jesus é o Eu Sou da igreja, é Emanuel a vida, O Senhor, aquele que reina até que todos os seus inimigos sejam vencidos. É importante conhecermos bem o marido da igreja. Deus seja louvado, por Ele.

 

 

 

 

 

Contato

VENHA O TEU REINO

pr.j.mir@gmail.com

Pesquisar no site

Notícias

10/01/2014 09:37

Filhos do diabo – como se comportam

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44   Os filhos têm DNA do...
10/01/2014 09:30

Filhos do Diabo – Introdução à série

Nesta série de cinco artigos serão apresentadas as várias manifestações, ações e comportamentos identificadores dos filhos do Diabo. Veremos exemplos e preceitos ditados por Cristo Jesus sobre os tais. Faz parte da índole do Diabo manter oculta a informação para que não se reaja e não se defendam...
04/01/2014 10:26

Perfeito homem de Deus

II Timóteo 3:12-17 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.  Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,...
30/12/2013 09:19

Mensagem de vida e morte

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho. Marcos 1: 14 e 15 O evangelho pregado por Jesus está sempre acompanhado de morte, a de...
23/12/2013 12:11

Tratamento aos servos

Nesta parábola nos são apresentados quatro tipos de servos, neles vemos o comportamento de todos os crentes que são responsáveis pela alimentação do rebanho. E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o...
23/12/2013 12:05

Receba o reino

O quê espera quem crê no evangelho do reino de Deus senão receber o reino de Deus? E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho....
23/12/2013 11:29

Olhar com fé ou fé para olhar?

No livro de Números, está registrado que pela murmuração contra a direção de Deus serpentes ardentes são enviadas a picar o povo. Para se livrar da morte o Senhor ordena a Moisés que fizesse uma serpente de metal, e todo aquele mordido pela cobra que olhasse para a serpente de metal ficaria curado...
09/12/2013 12:39

Liberdade ou Livre Arbítrio?

João 8: 30 – 40 Eu lhes ofereço liberdade, desde que vocês abandonem o livre arbítrio e se sujeitem a mim. Pelo livre arbítrio cada um de vocês escolhe um caminho a seguir, um diz com respeito a minha palavra; creio nisso, mas não naquilo, já o outro, fala, creio naquilo e não nisso, mas só há uma...
09/12/2013 12:23

Pense Bem

Há uns cinco anos fui a uma convenção de editoras evangélicas, naqueles dias meus pensamentos estavam poluídos como esgoto, se fechava meus olhos para orar, não podia, pois só me vinham más ideias. Falar com quem sobre aquilo, visto que me dava muita vergonha? Como me livrar deles, pois se falar...
30/11/2013 11:22

Eu o Senhor Não Mudo

Não aprendo Não desaprendo Não esqueço Não me arrependo Não me acerto Não me conserto Não mudo o que planejei Mas planejo o que mudarei. Malaquias 3:6   Eu o Senhor processarei uma mudança em vocês – tenho um concerto de paz estabelecido com vocês, por isso não mudo. Não mudarei meu juízo de...

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode