Mensagem de vida e morte

30/12/2013 09:19

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho. Marcos 1: 14 e 15

O evangelho pregado por Jesus está sempre acompanhado de morte, a de João, a dEle e a de quem não crê neste evangelho do reino. A morte de João é representativa, a morte de Jesus é salvadora e a do que não crê, é eterna.

No primeiro caso, João; a representação é da lei que mostra o pecado, mas que não livra dele, mas sem ela o arrependimento não acontece. João desafia àqueles que foram ao deserto a fim de serem batizados a produzirem frutos de justiça. Saíram da presença de João ao mesmo tempo alegres pelo encontro com o profeta e tristes pelo encontro com seus próprios pecados, e mais que isso, insatisfeitos por saberem tê-los e não como se livrarem deles. A lei está na cadeia, mas o evangelho está solto e pregando a mensagem que João pregava, arrependei-vos.

Jesus ao anunciar o reino de Deus para os que cressem no evangelho estava se colocando a caminho da morte por crucificação. Sendo Ele Deus, nada lhe é oculto, muito menos que para ser o Salvador, a cruz era o seu instrumento de martírio e morte. Não vemos no Senhor peso, ansiedade ou preocupação pelo que lhe esperava. Ao pregar a nova de salvação, pregava junto com ela sem palavras declaradas, sua morte, pois não há remissão de pecados sem derramamento de sangue.

O reino de Deus está próximo, mas muita gente que conhece o evangelho de Cristo Jesus vive como se o tempo e o reino estivessem longe, pois analisam o tempo como se as palavras de Jesus estivessem perdidas nestes mais de dois mil anos. Visivelmente nada aconteceu, por esta causa, muitos não creem no evangelho, pois ele não tem uma face visível. “O reino não vem com aparência exterior, não dirão ei-lo aqui, ou ei-lo ali, porque eis que o reino de Deus está entre vós.”

Jesus está trazendo o reino, o reino está nEle, mas não é visto por quem deveria vê-lo. No entanto sua mensagem não é perdida, muitos creram no evangelho, se arrependeram de seus pecados têm entrado no reino de Deus.

Arrependei-vos e crede (tu) no evangelho é uma mensagem singular, na emissão e na recepção, quem a prega morreria por ela, quem não cresse também morreria por ela. A diferença, no entanto está na ressurreição, o Salvador não permaneceu no túmulo.