PARA VER O REINO

27/04/2013 11:15

 

Para ver o reino
 
Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Jo 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jo 3:3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Se não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
 
Entender as Palavras de Deus, ver Jesus como Senhor, pode ser simples para quem está no reino, mais é inalcançável para os que estão de fora – aos de dentro o Espírito revela e ensina, aos de fora não.
Absurdo, incompreensível, são expressões faladas com respeito ao comportamento dos crentes em Cristo Jesus, por aqueles que não podem ver o reino.
 
Nicodemos, um mestre de Bíblia, não via o reino, ele não havia nascido de novo. Jesus não o ensina a nascer, mas o desperta a desejar nascer de novo. É bom que saibamos que, assim como uma mãe não ensina o seu bebê que está em gestação a nascer, Jesus também não nos ensina a nascer de novo.
No Evangelho de João e nas suas cartas principalmente a primeira, somos dirigidos profundamente no caminho do novo nascimento.
 
Nascer de novo não é ser batizado, senão estaria em nosso poder nascer. Não é “aceitar a Jesus”, nem fazer parte dos membros de uma igreja. Nascer de novo não é nem mesmo ter formação teológica – tudo isso Nicodemos tinha, no entanto ele ainda não vira o reino de Deus.
 
Anote – não controlamos o processo do novo nascimento, mas se não nascermos, não vemos o reino.