Parábola dos talentos

09/10/2013 07:04

Mateus 25:14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.

 

Mateus 25:15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

 

Mateus 25:16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.

 

Mateus 25:17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois.

 

Mateus 25:18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.

 

Mateus 25:19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

 

Mateus 25:20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.

 

Mateus 25:21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

 

Mateus 25:22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei.

 

Mateus 25:23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

 

Mateus 25:24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,

 

Mateus 25:25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

 

Mateus 25:26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

 

Mateus 25:27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.

 

Mateus 25:28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.

 

Mateus 25:29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

 

Mateus 25:30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Cinco talentos pra um, dois pra outro e um talento é dado ao último dos servos, estes valores são distribuídos para que eles negociassem para seu senhor. Os talentos não são dados para que se fizessem uma coisa qualquer, mas sim que se multiplicassem para o patrão.

O que o Senhor Jesus dá aos seus servos, não é nada acima de suas possibilidades, é dado a cada um segundo a capacidade deles.

O talento é a obra que a nós é dada de acordo com o que está escrito em Efésios dois dez, obras boas preparadas de antemão pelo Pai, para que andássemos nelas. O Senhor espera que a obra seja feita por quem a recebe, caso contrário ela é transferida com tudo para um servo fiel.

Ao negociar os talentos fazemos por obrigação, porque temos um Senhor, mas há um pagamento acima das medidas, este Senhor é gracioso e recompensa os servos fiéis. Entrar no “gozo de seu senhor”, é participar mais particularmente da comunhão de Jesus, é ter o que Ele tem, e ser o que Ele é, (Mateus 19: 28 e 29).

Enquanto um enterra o que não lhe pertence, e vai tratar da vida que ele tem, mas que também não lhe pertence (um servo não é dono de nada), outros perdem a vida que não lhes pertenciam para tratar dos talentos de seu senhor, são recompensados com cem por cento do que não era deles.

Um talento é valor muito alto para o servo, mas para o Senhor é pouco, no entanto este talento não será desprezado por Ele. O servo fiel recebe algo de muito mais valor que os valores iniciais.

E que se saiba que o servo fiel estará sempre ganhando mais talentos dos infiéis. Quem despreza o Senhor será desprezado por Ele para onde há choro e ranger de dentes.

Ao observarmos as palavras de Jesus a partir de Mateus 24: 32 até 25: 30.

Vemos o Senhor tratando de vigilância, isto é, indicando aos discípulos para que vigiassem tanto por aquilo que haviam recebido, como pela vinda do Senhor. O filho de Deus recebe dele tudo necessário a vida e a santidade para servir ao seu Senhor.

O filho de Deus precisa ter algo de Deus. Se ele é um servo constituído sobre a casa de Deus, necessita receber Dele a ração para alimentar a casa de Deus. Se ele espera o seu Senhor não pode nunca, jamais faltar azeite em sua lâmpada, ela tem que se manter acesa em todo o tempo, sua luz sempre tem que brilhar. É um servo que recebe talentos para negociar com eles.

O filho de Deus é chamado e despertado por Jesus a fim de valorizar aquilo que recebe de seu Senhor. Em todas estas parábolas o que é visto é que, não sabemos a que hora o Senhor virá.

O infiel da ração foi lançado no inferno – Mateus 24: 51 

As cinco virgens insensatas tiveram o mesmo fim – Mateus 25: 12

O servo mal e negligente foi para o mesmo lugar – Mateus 25: 30

Todos eles eram comprometidos com o Senhor, todos eles tinham recebido algo do Senhor, mesmo assim pelo desprezo a Jesus, o Filho amado e Bendito de Deus, foram lançados no inferno.

 

Contato

VENHA O TEU REINO

pr.j.mir@gmail.com

Pesquisar no site

Notícias

07/04/2014 08:28

Quando virá o Senhor?

"Eis que venho sem demora" Apocalipse 3:11 O Senhor estava bem perto de vir para a igreja de Filadélfia. Quando virá o Senhor? Alguns têm a vinda do Senhor como distante e tardia - II Pedro 3:9 Outros julgam que os apóstolos erraram quando disseram que a vinda do Senhor está próxima - Tiago 5:8....
06/04/2014 13:08

Como é a sua igreja?

Como é a sua igreja? As igrejas não são iguais isto é visto entre a carta dirigida aos Coríntios e aos Filipenses. Ao terminar II Coríntios, a palavra é: "Sede perfeitos". Sabemos pelo que se lê em toda a carta que esse "sede perfeitos", não é a manutenção do que tinham, mas a busca do que...
06/04/2014 13:00

Diversos

Os escribas sabiam mais que os discípulos, mas de que lhes adiantava se não criam no que viam. Marcos 9:11-13 Disputar com um escriba sempre foi muito desagradável Mas Jesus tem autoridade sobre os escribas, sobre os discípulos e sobre os demônios. Longe de Jesus os discípulos: Não farão o que se...
23/03/2014 12:22

Conhecendo os segredos de Deus

Conhecendo os Segredos de Deus   Índice Jonas o escolhido – Aprendendo a obedecer Medo e coragem – Aprendendo a confiar Hino de vitória – Aprendendo a esperar História e geografia – Aprendendo a ser Sabendo das coisas 1. Porquê existimos 2. Para quê existimos 3. Situações As igrejas receptoras...
18/02/2014 09:03

Filhos do Diabo - Filho não escolhe pai

Filho não escolhe pai-filho do Diabo já nasce filho, não se transformará com o tempo. Deus não transforma filho do Diabo em filho dEle, nem filho dEle em filho do Diabo. Lembremo-nos da parábola do joio e do trigo em Mateus treze, o trigo foi semeado por Deus, já o joio é semeado pelo Diabo e Jesus...
28/01/2014 20:37

O reino dos céus e o perdão

Mateus 18: 21-35 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com...
25/01/2014 18:57

Filhos do Diabo-Onde encontrá-los

Também entre os religiosos e na igreja - assim os fariseus são chamados filhos do diabo (leia o artigo; Filhos do diabo – como se comportam), e Judas Iscariotes juntamente com eles. Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.  isto dizia ele de Judas Iscariotes,...
18/01/2014 12:00

A Prioridade e a intensidade do reino de Deus

E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu...
18/01/2014 11:52

Salmos de Asafe

Havia três sacerdotes responsáveis pela música na adoração a Deus, Hemam, Jedutum e Asafe, este último escreveu alguns Salmos bem específicos sobre um tema que é limitação. "Certamente a cólera do homem redundará em teu louvor; o restante da cólera tu o restringirás." Salmo 76:10 Um Senhor sem...
13/01/2014 08:51

Filhos do Diabo - Como identificá-los

E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se...

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode