Provérbios de Salomão - Encontrando um Tesouro

30/07/2013 09:43

Provérbios de Salomão - Encontrando um Tesouro

Capítulo 2: 1 – 6

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como prata a buscares e como tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

Um pai falando com o filho, uma fala de carinho e de promessa bendita, mas também de trabalho e obediência. Há um tesouro escondido que pertence ao filho de Deus, entretanto esse filho recebe do Pai, o mapa e a pá.

Vai cavar, essa é a ordem de Deus para nós que desejamos dele a sabedoria e entendimento que nos são revelados para que os desejemos e os recebamos por revelação dele. Nosso Pai não nos dará algo de tão precioso e eterno sem que não haja de nossa parte trabalho para recebê-lo. “Se clamares... se buscares... e como tesouros escondidos procurares.” O trabalho é de fé, buscar, pedir, desejo perseverante para que o que nos falta, venha a nós, pois é promessa, “ porque o Senhor dá a sabedoria.”

Quando encontramos este tesouro, que o Senhor quer dar, e só Ele dá, nossa satisfação será grande, e no mesmo momento poderá haver o desejo de reparti-lo com qualquer um, mas nunca é tarde para lembrar as palavras de Jesus, uma pérola de grande valor não é para ser dada a porcos.

Filho meu se aceitares as minhas palavras. O tesouro é condicionado a recepção das palavras do Pai, se aceitamos as Palavras do Senhor recebemos o tesouro, trabalharemos para tê-lo e para não perde-lo.  Ao aceitar as palavras do Senhor repartimos o tesouro com outros, mas não o desperdiçaremos lembrando-nos sempre; é tesouro, me foi caro recebe-lo, me deu trabalho ganha-lo, ainda que não me tenha custado preço.

Se como prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.