Provérbios de Salomão

30/07/2013 09:48

Provérbios de Salomão

Capítulo um versículos um até ao sete inclusive (é assim que se lê na Bíblia. Esta é uma informação para iniciantes).

Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples, prudência e aos moços, conhecimento do bom siso; O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Salomão é conhecido pelo povo de Deus e por muitos outros, tanto pela Bíblia como pela mídia. O homem mais sábio e rico que existiu, escreveu três mil provérbios, também sobre botânica e assuntos afins. Teve uma história de paz enquanto se manteve em fidelidade ao Senhor Deus. Sua história está nos livros de I Reis e II Crônicas.

O livro de Provérbios, juntamente com Cantares e Eclesiastes foram escritos por este rei filho de Davi.  São livros de poesia e sabedoria, inspirados pelo Senhor Deus para edificação do seu povo. No livro de provérbios no seu início são dados a  direção e objetivo dele.

O que parece ser é que provérbios são escritos para edificar e fazer crescer, para dar entendimento a quem não tem e aumentar aos que já o tem. Mas se lermos a partir do verso sete, colocando-o no lugar do primeiro versículo, vemos que pelo temor do Senhor vem o conhecimento a sabedoria e a instrução.

Pelo temor do Senhor Salomão recebe tudo o que está escrevendo.

Pelo temor do Senhor lhe é dado pelo Senhor toda a riqueza, glória e honra que somente Salomão teve.

Para se conhecer a sabedoria e a instrução é necessário se conhecer ao Senhor e teme-lo, os loucos desprezam, mas os sábios o abraçam e recebem o que só Ele pode dar.

Pelo temor do Senhor recebemos: instrução, entendimento, justiça, juízo, equidade, prudência, conhecimento, Juízo, conhecimento crescente e palavras de outros que temem ao Senhor que deu também o conhecimento interpretação de suas palavras.