Como Deus cura

04/07/2013 11:17

Como Deus Cura

João 5

A resposta mais natural a pergunta de como Deus cura seria, Ele cura pela fé. Mas ao analisarmos a cura deste enfermo do tanque de Betesda vemos como o Senhor cura.

Betesda, um lugar bem frequentado por pessoas enfermas que esperavam do céu a cura, pois um anjo descia do céu e agitava as águas daquele tanque e o primeiro que entrasse nelas ficava curado de qualquer enfermidade.

Havia muita gente na espera, mas somente um de cada vez ficaria são de suas enfermidades, de modo geral o menos enfermo, o mais ágil, ou aquele que tivesse condição de ter alguém que lhe lançasse na água primeiro.

Jesus pergunta àquele homem de doença antiga; “Queres ficar são”? A resposta não é lógica, nem de acordo com a pergunta do médico dos médicos. “Não tenho homem nenhum que me meta no tanque, sempre que vou descendo vai outro antes de mim”.

Betesda significa casa de misericórdia, Jesus não curaria aquele pela resposta certa a pergunta, bastava ele ter dito para o Senhor da vida, sim quero ficar são, mas ao invés disso apresenta suas dificuldades, um certo grau de alto suficiência, e total desconhecimento de quem falava com ele.

Como Deus cura? Jesus então diz a ele, “levanta, pegue a sua cama e anda”. Levantando-se pegou o seu leito andou, e aquele dia era sábado, e encontrando o que estivera enfermo os judeus quiseram condená-lo, pois trabalhava carregando a sua cama num dia de sábado. Ao perguntarem ao ex enfermo o porquê daquilo, têm a resposta defensiva:” aquele que me curou, ele próprio disse: levanta, pegue o seu leito, e anda”. Os interrogadores não estavam interessados em saber quem cura todas as enfermidades, mas quem dera a ordem para se caminhar com saúde num sábado. No entanto o homem não sabia quem era Jesus, ele não conhecia aquele que o curara de uma doença de trinta e oito anos.

Feliz e são ele pode ir ao templo, encontrar com amigos antigos, glorificar a Deus pela cura e saber o nome de quem restabelecera sua saúde – Jesus. Ao encontrá-lo no templo Jesus diz para ele, não peques mais para que não te suceda coisa pior. Jesus cura um homem que não o conhecia, um homem que dá resposta errada, e um único homem entre tantos enfermos, cegos, ressicados e mancos. É assim que Deus cura, sem fé em Jesus, pois aquele não sabia quem o curara. Sem pedir para ser curado, pois sua resposta a pergunta não foi satisfatória. Um único entre tantos, misericórdia, sim misericórdia do Senhor – “terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, me compadecerei de quem eu me compadecer”.

Já sabe como Deus cura? Como Ele quer, sem fé, ou com fé, com médico ou sem médico, com hospitalização ou sem ela, Deus é Senhor de tudo e de todos. Louvado seja Deus.