De quem Jesus é rei

05/05/2013 12:09

 

De quem Jesus é rei

 

Mt 25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Mt 25:35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Mt 25:36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Mt 25:37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

Mt 25:38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

Mt 25:39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

Mt 25:40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Mt 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Mt 25:42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

Mt 25:43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Mt 25:44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Mt 25:45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

Mt 25:46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

 

Dia de relatório e pagamento, depois de uma longa jornada de trabalho o Rei chama os servos para prestação de contas.

O Senhor sabe o que cada um fez, aos da direita é aberta a porta do reino no céu, a herança dos filhos preparada desde a fundação do mundo.

Há uma surpresa, mesmo que conheçamos o texto, haverá surpresa naquele dia. “Quando lhe demos de comer, ou matamos a sua sede, ou lhe vestimos”? O Senhor vê tudo – “vistes meu servo Jó? Na terra não há homem semelhante a ele”. Deus sabe quem é o melhor homem na terra. O Senhor conhece as obras de todos nós.

Os justos não viram o Rei, mas serviram o Rei. Apresentou-se como um fraco, faminto, estrangeiro, ou mesmo enfermo. No entanto o Rei é forte nestes mesmos fracos – Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é Rei  nos que ofertavam, e nos que recebiam – Ele sofria, mas também se alegrava.

Jesus não se identifica como Rei aos da esquerda, é omitido o substantivo, pois é dito somente; “então dirá”. Agora chegou a vez do povo da esquerda, é chegada a hora da herança dos malditos; fogo eterno preparado para os anjos do diabo e ele.

Assim como os justos não viam o que faziam a Cristo, os malditos não viram a quem deixaram de fazer, outra vez Jesus omite a palavra Rei ao dizer a eles; “quando não o fizestes a um destes pequeninos, não o fizestes a mim” – Jesus se identifica com os seus filhos desprezados, Ele sofreu todo o desprezo – “não o fizestes a mim”.

Não é perguntado aos da direita ou aos da esquerda se podiam fazer, é apresentado a todos as necessidades, uns respondem com compaixão f misericórdia, outros com desprezo e pouco caso.

De quem Jesus é Rei? Dos que o tratam bem, mesmo não o identificando. Dos que não só lhe chamam Senhor, mas que fazem o que Ele manda.

Há alguns que não querem que Jesus reine sobre eles, mesmo o conhecendo como Senhor – Lucas 19: 14, desses, Jesus não é Rei, ainda que seja Senhor. Jesus é Rei dos que foram admitidos no seu reino, aos benditos de seu Pai, dos que perseveram nEle.