Falso Profeta

08/06/2013 16:16

Falso Profeta

Mateus 7

15    Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

16    Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

17    Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

18    Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

19    Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

20    Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

21    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

                                    

Assim como o dinheiro verdadeiro não se transforma em falso, o verdadeiro profeta também não se tornará falso. O falso profeta será assim desde o seu início, como a nota falsa foi criada falsa, com características de verdadeira para que ao primeiro olhar não se perceba como cópia da legítima.

O falso profeta pode ser identificado com dificuldade, pois ele também parecerá verdadeiro, se chamará pastor ou missionário, ou mesmo dará a si mesmo um nome bíblico conhecido, falará a mensagem bíblica, se fingirá de justo – no entanto, é falso.

O banco central é o guardião da nota verdadeira, ele dá informações de como identificar a verdadeira para não recebermos prejuízos com as falsas. Jesus o guardião da Palavra e dos profetas dá direção à igreja para que ela identifique o falso do verdadeiro. Aquele que diz e não acontece, o que ensina uma coisa e faz outra – é falso profeta, quanto a estes Jesus diz: acautelai-vos contra os falsos profetas.

Pelo hábito que temos em lidar com dinheiro não nos é de todo difícil identificar uma nota falsificada, assim também pelo contato com a palavra da verdade, temos facilidade em identificar a falsa, ainda que venha de uma fonte que parece limpa. Um falso profeta trabalhará muito para se passar por justo e da verdade. No último dia este irá a Jesus para cobrar dele entrada no céu, mas ouvirá de Jesus – “nunca vos conheci”.

O falso profeta além de não entrar no reino de Deus, também não entra no céu, pois seu prazer não é Jesus nem sua palavra, busca os seus próprios interesses, é chamado por Jesus neste nosso texto de “lobo devorador” que vem ao rebanho das ovelhas como se fosse uma delas. É sempre comum pensarmos que eles estão do outro lado da cerca, isto é, no rebanho vizinho, mas Jesus está dizendo: “que vem a vós”, pode ser que o falso profeta esteja pregando na sua igreja ou ensinando em sua escola bíblica ou no seu seminário.

O prazer do falso profeta são as coisas da vida no mundo, não busca para si as coisas que são de cima, é um facilitador para quem gosta de uma religião rasteira, engana os que gostam de enganar.

Naquele dia final ouvirá direta e abertamente da boca de Jesus um decreto de condenação eterna, apartai-vos de mim, pois nunca vos conheci.

Quando o Senhor diz para seus discípulos acautelai-vos dos falsos profetas que vem a vós como ovelhas, ele está despertando a nossa atenção para não sermos enganados por eles, nem os seguirmos para que não venhamos a cair na mesma condenação deles – não se assuste com eles, o Senhor te guarda. Não temas ser enganado por eles, pois quem ama a Jesus e a sua palavra não será enganado pelo falso profeta, somos defendidos pelo Senhor Jesus dos lobos devoradores, não é possível enganar os escolhidos do Senhor.