POVO DE DEUS

15/07/2013 20:21

POVO DE DEUS

 

Salmos 144: 15 e 147: 19 e 20

Bem aventurado o povo ao qual assim acontece; bem aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor.

Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem.  Louvai ao Senhor.

 

Não fez assim a nenhuma outra nação e bem aventurado é o povo cujo Deus é Senhor.

Onde está o povo cujo Deus é o Senhor, senão espalhado em toda a terra, no meio de muitas nações? Perseguido, mas protegido e fortalecido, minoritário, mas eterno.

Bem aventurado o povo cujo Deus é o Senhor - ser bem aventurado é ter a presença do Pai, o tratamento de filho com correções, administrações da graça divina, ensino, fortalecimento, revelações, manutenção da vida e paz.

Este Senhor mostra a sua palavra a Jacó, porque este é o povo que pode ver, isto é, este é o povo que recebe do céu o poder para ver. Vai ver e também ouvirá, pois o Senhor lhe abre olhos e ouvidos. Outras nações não veem, só ao povo de Deus é dado ver.

Jesus fala com os discípulos: “a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, a eles não.” Havia dois tipos de ouvintes juntos a Jesus, os que tinham ouvidos para ouvir e os que não, os que haviam recebido o poder para ouvir e outros que não teriam esse poder. Os dois eram ouvintes de Jesus e os dois eram judeus, mas só um era povo de Deus.

Mostra a sua palavra a Jacó – a palavra é mostrada não para tornar aquele em povo, pois ele já é povo, mas para ver o Senhor que salva e dirige esta nação que é sua. Da mesma forma que a palavra é mostrada só ao povo, a salvação também é dirigida só a ele. A palavra é mostrada (revelada), primeiro para salvar, em sua continuação ela será vista para fazer crescer no conhecimento e graça de Cristo Jesus, será por fim alimento para manutenção da vida de Deus neste povo.

Não fez assim a nenhuma outra nação – Jacó é bem aventurado, mas têm responsabilidades, ele é do Senhor Jesus. Outras nações podem achar loucura a ação de Deus e de seu povo, mas ao povo de Deus é dito: Louvai ao Senhor.

Não ficar aborrecido por o Senhor agir assim, só com Jacó, afinal, Ele é o Senhor e Faz tudo que lhe apraz – Louve ao Senhor.