Uma Glória Revelada

21/09/2013 09:47

Romanos 8: 18

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para se comparar com a glória que nos há de ser revelada.

Uma glória a ser revelada aos que já têm as primícias do Espírito e aos que ainda não as haviam recebido. Estes últimos eram filhos, porém o chamado a salvação em Cristo Jesus não ocorrera. Eleitos, entretanto não chamados ainda.

Romanos 8: 19

Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

A criatura ou a criação que são sinônimas, espera Jesus se manifestar nela, uma expectativa que certamente não será frustrada; a salvação a todas elas – manifestar-se nelas o filho de Deus.

Romanos 8:20

Porque a criação ficou sujeita a vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou.

Assim como Israel se tornou escravo do Egito, não por sua vontade, assim também os filhos de Deus não se tornaram escravos da corrupção por vontade própria. Por isso a palavra de Jesus é: “veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

Romanos 8: 21

Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

A libertação da corrupção do pecado é uma afirmativa tanto para o tempo em que vivemos no mundo, como para o tempo de estarmos no céu. No mundo a libertação do pecado é feita pela justiça de Cristo e pela sua santificação em nós. No céu este filho já estará completamente liberto.

Para a glória dos filhos de Deus, é então para ser entendida como dois momentos, aqui e no céu.

Romanos 8:22

Porque sabemos que toda criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

Os filhos de Deus, é esta “toda criação que geme”, gemem por serem filhos e ainda não terem sidos chamados à salvação por Jesus Cristo, só os filhos de Deus sentem dores de parto aguardando o novo nascimento, como é dito em Gálatas quatro dezenove. Toda criação geme juntamente, isto é, não só aqueles que aguardam a salvação, gemem pelo chamado a ela, mas os que aguardam a redenção do corpo gemem também pela transformação dele.

Romanos 8:23

E não só ela, mas nós mesmos que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

Nosso amado irmão Paulo, já tem as primícias do Espirito, Jesus já habita nele, no entanto ele também geme, não por esperar o novo nascimento, mas a adoção de filhos que é a redenção do corpo.

Conclui-se em:

 Romanos 8: 28-30

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam a Deus. Então as aflições deste tempo presente; expectações, vaidade, corrupção, gemidos, todas estas coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus, Jesus era amado de Deus e não foi poupado dessas coisas, havia um predestino também para Ele, conhecemos este por estar relatado em muitas profecias no Velho testamento.