Abrindo e Fechando

25/05/2013 10:45

 

 

ABRINDO E FECHANDO

Mateus 16: 13 - 19

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

 

Uma chave para abrir e fechar o reino seria dada a Pedro não somente a ele, mas também a João, a Filipe o diácono, Paulo e tantos e tantos pelos séculos afora que têm usado a chave do reino.

Jesus dá uma palavra de certeza e de promessa. A certeza vinda do céu por revelação a Pedro – quem é o Senhor Jesus, o Filho do Deus vivo – nenhum outro discípulo sabia disso, mas naquele momento é revelado a todos.

Uma promessa com muitas faces, minha igreja será edificada sobre mim, Cristo o filho do Deus vivo, a pedra de salvação para a igreja, mas de tropeço para os que deveriam edificar, escribas e fariseus. Uma igreja vencedora mesmo aparentando derrota, onde vemos falsos profetas, escândalos, mentiras, iniquidade, partidos. Tudo do inferno, portas que se abrem contra ela, mas que não prevalecem.

As chaves é uma promessa que os discípulos veriam cumprida assim que recebessem o reino, junto com ele receberiam as chaves. Pedro abre a porta para o reino ao pregar uma mensagem e três mil se arrependem, prega outra vez e cinco mil creem em Jesus como salvador. Já à Anannias e Safira, o casal que mente contra o Espírito Santo, ele lhes fecha o reino. Um poder dado a quem já pode usar, não é mais promessa a Pedro, é realidade.

Quem recebe a chave, não somente abrirá o reino, mas também o fechará, mas só adultos podem abrir ou fechar, os pequeninos seguram chaves para serem distraídos por elas, por isso a oração: venha o teu reino.