Filho de Deus

11/05/2013 18:49

 

Filho de Deus

Jo 3:27 João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.

 

Gl 4:1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;

Gl 4:2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.

Gl 4:3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.

Gl 4:4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

Gl 4:5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Gl 4:6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

Gl 4:7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

Gl 4:8 Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.

Gl 4:9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus...

 

 

Um rei menino; filho de um monarca é um rei em potencial, quanto mais cresce e aprende mais se aproxima do trono, no entanto só se tornará rei com a morte do pai. Assim somos nós, nos tornamos reis com a morte do rei. Jesus morreu para que reinássemos, mas para reinarmos é necessário que o velho homem morra o rei velho que nos domina precisa ser morto; perder a vida por amor a Jesus para ser digno dele, enquanto pensamos que dirigimos as coisas, enquanto não perdemos a vida por amor a Jesus, não ganhamos o trono. No trono não se sentam dois, só um. Se não formos um em Cristo não reinamos. É por isso que Jesus ordena aos seus discípulos para orarem pedindo a vinda do reino.

– Gálatas 4: 1 – 9

Um herdeiro Menino não sabe que não é servo, vive como se fosse, está sob ordens de curadores e tutores – a lei. Esse tempo de estar assim lhe é determinado pelo Pai (Gálatas 4: 2), é filho, mas não sabe disso.

Assim também nós quando meninos éramos filhos de Deus e não sabíamos disso, herdeiros, porém oculto aos nossos olhos. Estávamos reduzidos à servidão do pecado e da lei, antes de recebermos a adoção de filhos.

Não entenda adoção como alguém que não é filho e será transformado em filho por ser adotado por Deus. O texto mostra que estes já são filhos, estavam apenas nas mãos de tutores até ao tempo determinado pelo Pai - Gl 4:6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

 

A adoção não se dá por sermos gentios, pois o texto em Gálatas 4: 26 – 28 apresenta a Jerusalém celestial como mãe dos filhos da promessa, afirmando que os filhos da promessa são filhos dessa mãe como é o filho de Abraão – Isaque, (leia Salvação e Fé).

Um eleito em Cristo antes da fundação do mundo, um predestinado para ser filho de adoção, é para ser entendido com carinho, um filho adotado no modo de ver humano não é igual ao modo de Deus. Deus adotou alguém que já estava em Cristo antes da fundação do mundo, Já tinha um destino escrito por Ele e fazia parte do corpo de Cristo antes do mundo ter sido fundado. Entenda adoção, peça a Deus compreensão e louve e glorifique a Deus quando souberes.

“E porque sois filhos Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho que clama - aba Pai” – Gálatas 4: 6, mesmo antes de sermos alcançados pelo chamado do Pai, somos denominados filhos de Deus. O Espírito do Filho Jesus não é enviado indiscriminadamente, mas aos corações dos filhos para clamarem ao Pai. Era um filho que vivia como servo, por não conhecer o Pai e por não conhece-lo servia aos que não são deuses – Gálatas 4: 8

“Conhecendo agora, ou melhor, sendo conhecido Dele”. Conhecer Deus não é um ato nosso, mas dele – parece nosso, por isso é dito; conhecendo agora, mas logo é acentuado – “ou melhor, sendo conhecido Dele”. Um Deus que conhece os filhos se torna conhecido por eles no tempo determinado por Ele – Gálatas 4:2.