O Menor no Reino

25/05/2013 10:50

 

O menor no Reino

Mateus 11: 11

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

Mateus 5: 19

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

 

Há diferença entre ser o menor no reino e ser chamado no reino o menor - Mateus 5: 19, um dentro do reino é o menor, o outro pelos que estão dentro o chamam o menor, um visto dentro outro pelos que estão dentro.

Quem é o menor no reino? Aquele que acabou de entrar no reino. Entenda entrar no reino não como crer em Jesus, nem ser batizado ou mesmo se filiar a uma igreja, leia o artigo para entrar no reino. Os discípulos no dia de pentecostes entraram no reino, mas os que creram  não entraram naquele dia.

Jesus ensinou aos discípulos a orar pedindo que venha o seu reino, uma oração que deve ser feita em todas as gerações para que o reino venha aos que o pedem, e o pedido é atendido para que os discípulos entrem. O menor no reino pode fazer uma obra grande, como por exemplo, o que fez Bartolomeu, André ou Filipe, ainda que não conheçamos as suas obras  no entanto eles foram maiores que João o Batista. João é nascido de mulher, já o menor no reino é nascido do Espírito.

 

O que é chamado pelos de dentro do reino, o menor, está numa situação má. Este é um violador de mandamentos de Jesus, sejam eles grandes ou pequenos. O chamado menor no reino é um mestre da coisa errada, ele faz e ensina a fazer a desobediência ao Senhor. Ele é aquele que está em franca oposição à palavra de Jesus quando fala em Mateus 28: 20 – ensinem a obedecer tudo o que vos ensinei.

Peçamos, pois ao Senhor da glória que nos livre de pensar em cair em tal estado – confronto com o todo poderoso, em cujas mãos está todo o poder no céu e na terra.

...Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso também para refrear todo o corpo. Tiago 3: 3.