O que sabemos sobre fé

04/10/2013 22:02

A fé é uma riqueza herdada

Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

Tiago 2:5

 

Deus não faz acepção de pessoas (Tg 2:1), mas escolhe os pobres deste mundo para faze-los ricos na fé, a fim de que sejam à imagem de seu filho Jesus, pois este ao se desfazer de sua glória, tornou-se igual a nós, para que também os herdeiros se tornem iguais a Ele, pela fé nEle.

 

A fé cresce

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros,

2Tessalonicenses 1:3

A fé cresce, porque Deus é quem dá o crescimento. A fé é dom de Deus como está escrito em Efésios 2:8. Além de dar a fé a, faz com que ela cresça.

 

Pela fé somos guardados

Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,

1Pedro 1:5

 

Não nos podemos guardar a nós mesmos, Deus nos guarda. Se somos guardados por Deus é através da fé que Ele nos dá e nos exercita nela com provas para nos fortalercermos e permanecermos nEle.

 

A fé tem um fim

Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

1Pedro 1:9

A fé tem uma finalidade, que é a salvação das nossas almas,  e é finita; no céu não é necessária. Para alguns ela é um fim no começo, significa que a fé é bastante somente para tirar do Egito. Para outros é começo no fim, isto é, só para se chegar ao céu, a terra da promessa. No entanto a palavra é “alcançando o fim da vossa fé,” ela é um meio de vida, como está escrito, “mas o justo viverá pela fé, se ele se desviar, minha alma não terá prazer nele”. De que adiantou os hebreus terem crido para sair do Egito se morreram no deserto?

 

A fé nos põe a trabalhar

E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

2Pedro 1:5

Uma construção, ainda que todo material seja fornecido por Deus, somos participantes da obra de edificação. A fé é principio, a ela são acrescentadas outras bençãos, todas dadas pelo Pai, pois não temos condição de criar ou fazer, o Senhor Deus só nos faz descobrir aquilo que vai nos dando.

 

A fé nos põe a batalhar

Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

Judas 1:3

 

A fé não é de todos, foi dada aos santos, ela é perseguida, tentam deturpá-la ou mesmo aniquilar no coração dos santos, mas foi dada a eles, e não lhes será tirada. Jesus diz a Pedro no último dia de sua vida, “roguei por ti para que tua fé não desfaleça”, e de fato não desfaleceu.  Judas exorta crentes novos sobre as dificuldades e pelejas da fé, batalhem, lutem, armem-se e vençam a luta da fé contra os falsos na fé.

De modo geral repetimos que a fé é o firme fundamento das coisas que se não veem e a prova daquilo que se espera, mas há muito mais para nos apropriarmos, e crescermos na graça e no conhecimento de Cristo Jesus. Precisamos crer de maneira completa. Temos um Deus rico, uma fé rica e o mapa da mina que é a Palavra de Deus - a Bíblia.