Olhar com fé ou fé para olhar?

23/12/2013 11:29

No livro de Números, está registrado que pela murmuração contra a direção de Deus serpentes ardentes são enviadas a picar o povo. Para se livrar da morte o Senhor ordena a Moisés que fizesse uma serpente de metal, e todo aquele mordido pela cobra que olhasse para a serpente de metal ficaria curado de seu veneno mortal.

E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.

Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.

Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.

E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.

E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia – Números 21:5-9.

O povo pecou, veio muito rapidamente o castigo. O povo confessou o seu pecado, e Deus perdoou dando a salvação pela mão de Moisés – a serpente metálica. Qual deveria ser o procedimento para se manter vivo? Qual foi a ordem de Deus, olhar com fé para viver, ou ter fé para olhar? Imaginemos naquele momento de desespero e choro de morte se reunindo ao redor daquela serpente de metal, grande quantidade de povo. Alguns daqueles veem pelos seus próprios pés, outros são trazidos carregados, e olhando eles para a cópia da serpente verdadeira, vão sendo restabelecidos lentamente da contaminação daquele veneno mortal, recuperam a vida.

No entanto, continuando a imaginar, um pouco afastado se reúne em uma tenda um grupo de sábios estudiosos em conhecimento egípcio e discutem se deveriam ou não olhar para a serpente de metal, pois dizem eles; o que poderia fazer aquela serpente pendurada naquela haste em nosso favor? Há em nossa corrente sanguínea veneno mortal de uma das mais peçonhentas das cobras que conhecemos. Como ficaríamos curados desse mal olhando somente? Diz outro: Mas que mal temos em olhar, não vamos perder nada, se Moisés estiver certo nos salvamos. Ora, ora você diz que não vamos perder nada, como pode dizer isso? Olhe para você e para nós, somos os sábios, quer se expor ao ridículo fazendo uma coisa absurda dessas olhar para uma cobra de metal para ser salvo da mordida de uma cobra de verdade?

Quantos daquela nação no deserto morreram naquele dia por rejeitarem olhar? O que é fé senão obedecer as ordens simples de Deus?

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3: 14 – 16