IAVEH

04/07/2013 11:07

IAVEH

Iaveh é hebraico e significa Deus, ou, EU SOU. Jesus muitas vezes fala a respeito de si como EU SOU, por isso arrumou muitos inimigos.

A seguir é apresentado doze vezes em que Jesus diz EU SOU.

1 - Eu sou o Messias

Jesus disse eu o sou, eu que falo contigo – João 4: 26

Jesus se apresenta como o Messias a uma samaritana, um sub povo hebreu rejeitado e considerado de segunda categoria, mas não é esquecido ou negligenciado por Jesus, pois antes de subir ao céu dá mandamento aos discípulos para que pregassem o evangelho do reino  aos samaritanos. 

Este Messias de acordo com o relato de João 4 é esperado há muito tempo pelos samaritanos, eles aguardavam a promessa. Depois que o Senhor quebra as resistências então se apresenta a si mesmo àquela samaritana, eu sou o messias, eu que falo contigo.

 

2 – Eu sou o pão da vida – João 6:48

·        Alimentara quase cinco mil homens.

·        Pode alimentar com vida, muitos mais que cinco mil.

·        Jesus vivifica.

 

3 – Eu sou a luz do mundo

Falou, pois, Jesus outra vez, dizendo: eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8: 12

A luz está no mundo, mas não é para todo mundo, pois só o que segue a luz terá a luz da vida. Jesus está falando com conhecedores da Sagrada Escritura, judeus que o ouvem aborrecidamente, que lhe chamam de samaritano para desprestigiá-lo, e que tinham crido nele até ainda pouco. Mas não queriam segui-lo, pois desejavam fazer suas próprias vontades, se consideravam livres para isso.

 

4 – Eu sou de cima

E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo – João 8: 23

O Senhor está trocando palavras com homens que nunca seriam de cima, pois são identificados por ele como de baixo, e que morreriam em seus pecados.

 

5 – Eu sou

João 8: 28 - Disse-lhes, pois, Jesus: quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem Eu Sou, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.

Aqueles que estão recebendo esta palavra seriam os que levantariam Jesus na cruz, é dito: quando (vós), levantardes. Incrédulos levantariam Jesus crucificando-o, entretanto o Eu Sou seria conhecido por eles naqueles dias.

O centurião romano exclama a respeito dele: “verdadeiramente este homem era o filho de Deus,” quando vê as coisas estranhas que vão sucedendo à sua morte.

Aqueles que estavam no templo em Jerusalém na hora da oração testemunharam o rasgar do véu deste templo de alto a baixo. Um fato incomum, assombroso e preocupante para os incrédulos, o Pai do céu rasgara o véu, o Filho de Deus abrira o lugar santíssimo.

Houve trevas sobre a terra desde a hora sexta até a hora nona – Lucas 23: 44.

Selaram o túmulo do Senhor, colocaram uma guarnição de soldados para guarda-lo, mas Jesus ressuscitou, os fariseus souberam disso pela boca dos soldados, estes foram testemunhas para aqueles, precisavam saber que o Eu Sou não fica morto.

 

6- Eu Sou a porta

Tornou pois Jesus a dizer-lhes: em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas – João 10: 7.

Jesus é a porta, logo sabemos que o ladrão não passa por ele, pois é dito neste mesmo capítulo que o ladrão pula a cerca do curral das ovelhas. Jesus não é caminho para ladrão de ovelhas. Toda ovelha antes de conhecer Jesus conheceu o ladrão por isso é dito que todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores.

Jesus é a porta, as ovelhas entram por ele, mas não têm poder de abri-la, a chave não está com elas, ovelha não sabe abrir porta de curral, por isso é dito antes, “a este o porteiro abre”.

Em verdade, em verdade vos digo – quem ama e comete mentira não passará por esta porta de verdade.

A porta não admite ao aprisco, mas tira para fora dele. Estar no aprisco não é o melhor, pois é lugar atacado pelo ladrão, onde não tem pastagens, onde o pastor não está dentro, ainda que esteja observando as ovelhas. O bom do aprisco é saber que lá dentro estão as ovelhas, mas o lugar delas é fora com o bom pastor. Ele veio salvar as ovelhas, só ovelhas.

A porta põe para dentro do reino, ela faz entrar nele. A porta é o acesso para sair do aprisco e ir para o pasto verde e a amável companhia do Pastor.  A porta salva. A porta faz a ovelha achar pastos – João 10: 9.

 

7 – Eu Sou o Bom Pastor

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas – João 10: 11.

O Bom pastor enfrenta os inimigos pelas ovelhas, morrerá na cruz para salva-las do pior inimigo – o pecado.

O Bom pastor conhece o estado de cada ovelha, sabe as suas necessidades, seus nomes, e o lugar onde encontra-las.

 

8 – Eu Sou a Ressurreição

João 11: 25 – Disse-lhe Jesus: eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.

Lázaro é ressuscitado para que saibam que Jesus é a ressurreição e a vida.

 

9 – Eu Sou a Vida

João 11: 26 – E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Lázaro revive para que os crentes cressem vivendo e vivessem crendo em Cristo Jesus.

 

10 – Eu sou o Caminho

João 14: 6 – Disse-lhe Jesus: eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Não se anda com o caminho debaixo do braço, mas no caminho, é para andar em Cristo, o caminho.

Desprezando todos os outros caminhos, do pai, da mãe, da esposa, do esposo, dos filhos, da vida... O caminho é Jesus.

Olhando para Jesus sabemos para onde vamos, Ele é o caminho para o Pai.

“Ninguém vem ao Pai senão por mim” – O Pai está Nele.

Começamos a andar, não podemos parar sempre em Cristo; só Ele é o caminho, não nos é permitido parar de andar.

 

11 – Eu Sou a Verdade – João 14: 6

Quando vivemos no tempo da verdade relativa, repetir Jesus aqui soa agressivo e prepotente para muita gente. Só que a verdade absoluta é rejeitada desde há muito tempo. Pilatos a despreza quando pergunta a Jesus e não se preocupa em saber a resposta: Que é a verdade?

Jesus não diz que tem a verdade, ou que sabe sobre a verdade, ou que somente fala e prega a verdade, mas assegura aos seus discípulos, eu sou a verdade. Jesus não é verdade para todos, mas para os que creem. Estes não desprezarão nada dele, pois tudo é verdade. Estes aprenderão e se tornarão tão verdade quanto Ele, pois em sua oração em João 17 é pedido ao Pai para que seus discípulos fossem um com Ele, perfeitos.

Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz – João 18: 37

Quem não é da verdade vai escarnecer de Jesus, como aqueles em João oito que dizem: “não dizemos que é samaritano?”

Quem não é da verdade vai desprezar Jesus da mesma forma como Pilatos desprezou – “Que é a verdade?”

Quem não é da verdade vai atacar Jesus com pedras.

Vai se escandalizar ao ouvir as suas palavras e dirá: “duro é este discurso”.

 

12 – Eu Sou a Videira

João 15: 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

Jesus é a árvore da vida, completa os ramos para que estes vivam por ela.

Jesus é a árvore da vida verdadeira, se estivermos nele e ele em nós damos muito fruto.

Uma vara fora da videira vai perdendo a vida aos poucos, secando e seu fim é o fogo. A vara que permanece na videira, engrossa, fortalece, frutifica cada vez mais, o agricultor está interessado em seus frutos. O que a videira é a vara deve ser. A vara de videira é videira também, mas não vive sem a videira, por isso é dito, sem mim nada podeis fazer.

 

Jesus é o Eu Sou da igreja, é Emanuel a vida, O Senhor, aquele que reina até que todos os seus inimigos sejam vencidos. É importante conhecermos bem o marido da igreja. Deus seja louvado, por Ele.