Parábola dos talentos

09/10/2013 07:04

Mateus 25:14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.

 

Mateus 25:15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

 

Mateus 25:16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.

 

Mateus 25:17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois.

 

Mateus 25:18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.

 

Mateus 25:19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

 

Mateus 25:20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.

 

Mateus 25:21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

 

Mateus 25:22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei.

 

Mateus 25:23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

 

Mateus 25:24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,

 

Mateus 25:25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

 

Mateus 25:26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

 

Mateus 25:27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.

 

Mateus 25:28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.

 

Mateus 25:29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

 

Mateus 25:30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Cinco talentos pra um, dois pra outro e um talento é dado ao último dos servos, estes valores são distribuídos para que eles negociassem para seu senhor. Os talentos não são dados para que se fizessem uma coisa qualquer, mas sim que se multiplicassem para o patrão.

O que o Senhor Jesus dá aos seus servos, não é nada acima de suas possibilidades, é dado a cada um segundo a capacidade deles.

O talento é a obra que a nós é dada de acordo com o que está escrito em Efésios dois dez, obras boas preparadas de antemão pelo Pai, para que andássemos nelas. O Senhor espera que a obra seja feita por quem a recebe, caso contrário ela é transferida com tudo para um servo fiel.

Ao negociar os talentos fazemos por obrigação, porque temos um Senhor, mas há um pagamento acima das medidas, este Senhor é gracioso e recompensa os servos fiéis. Entrar no “gozo de seu senhor”, é participar mais particularmente da comunhão de Jesus, é ter o que Ele tem, e ser o que Ele é, (Mateus 19: 28 e 29).

Enquanto um enterra o que não lhe pertence, e vai tratar da vida que ele tem, mas que também não lhe pertence (um servo não é dono de nada), outros perdem a vida que não lhes pertenciam para tratar dos talentos de seu senhor, são recompensados com cem por cento do que não era deles.

Um talento é valor muito alto para o servo, mas para o Senhor é pouco, no entanto este talento não será desprezado por Ele. O servo fiel recebe algo de muito mais valor que os valores iniciais.

E que se saiba que o servo fiel estará sempre ganhando mais talentos dos infiéis. Quem despreza o Senhor será desprezado por Ele para onde há choro e ranger de dentes.

Ao observarmos as palavras de Jesus a partir de Mateus 24: 32 até 25: 30.

Vemos o Senhor tratando de vigilância, isto é, indicando aos discípulos para que vigiassem tanto por aquilo que haviam recebido, como pela vinda do Senhor. O filho de Deus recebe dele tudo necessário a vida e a santidade para servir ao seu Senhor.

O filho de Deus precisa ter algo de Deus. Se ele é um servo constituído sobre a casa de Deus, necessita receber Dele a ração para alimentar a casa de Deus. Se ele espera o seu Senhor não pode nunca, jamais faltar azeite em sua lâmpada, ela tem que se manter acesa em todo o tempo, sua luz sempre tem que brilhar. É um servo que recebe talentos para negociar com eles.

O filho de Deus é chamado e despertado por Jesus a fim de valorizar aquilo que recebe de seu Senhor. Em todas estas parábolas o que é visto é que, não sabemos a que hora o Senhor virá.

O infiel da ração foi lançado no inferno – Mateus 24: 51 

As cinco virgens insensatas tiveram o mesmo fim – Mateus 25: 12

O servo mal e negligente foi para o mesmo lugar – Mateus 25: 30

Todos eles eram comprometidos com o Senhor, todos eles tinham recebido algo do Senhor, mesmo assim pelo desprezo a Jesus, o Filho amado e Bendito de Deus, foram lançados no inferno.

 

Contato

VENHA O TEU REINO

pr.j.mir@gmail.com

Pesquisar no site

Notícias

08/06/2013 17:32

Não Sabem Que Sabem

João 13 30 E tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. Era já noite. 31 Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: agora é glorificado o filho do homem, e Deus é glorificado nele. Após o traidor sair de perto de Jesus ele pode dizer: “agora é glorificado o filho do homem” e também; “filhinhos, ainda por um...
08/06/2013 16:16

Falso Profeta

Falso Profeta Mateus 7 15    Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16    Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17   ...
05/06/2013 21:50

Livres

Livres Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal – João 17: 15. Quando Jesus usa a expressão, livrar do mal, não estava se referindo a dor, ou prejuízo que por acaso os discípulos viessem sofrer. Pedro e João são submetidos a interrogatório e surra pelos mesmos fariseus que...
25/05/2013 11:08

É chegado o Reino dos Céus

  Mateus 4: 17 Desde então começou Jesus a pregar e a dizer: arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus. Jesus começa a pregar; todo seu caminho já está preparado por João o Batista, o Salvador já pode anunciar “arrependei-vos porque é chegado a vós o reino dos céus”.  João, o anjo...
25/05/2013 10:50

O Menor no Reino

  O menor no Reino Mateus 11: 11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Mateus 5: 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e...
25/05/2013 10:45

Abrindo e Fechando

    ABRINDO E FECHANDO Mateus 16: 13 - 19 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E...
25/05/2013 09:58

Fechando o Reino

  Fechando o Reino Mateus 23: 13 Mais ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Um julgamento de condenação contra falsos crentes – escribas e fariseus hipócritas. Fecham o reino,...
24/05/2013 09:32

Festa da Páscoa

  Festa da Páscoa   João 16:20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. Havia muita alegria pela morte de Jesus, afinal era a festa da páscoa, e importava sacrificar...
18/05/2013 08:34

Fazendo o bem ou fazendo o mal

    Fazendo bem ou mal Marcos 3: 1 E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. Mc 3:2 E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. Mc 3:3 E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. Mc 3:4 E...
18/05/2013 08:01

Para entender o reino

  Para entender o reino de Deus Lc 13:18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? Lc 13:19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. Lc 13:20 E disse...

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode