Parábola dos talentos

09/10/2013 07:04

Mateus 25:14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.

 

Mateus 25:15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

 

Mateus 25:16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.

 

Mateus 25:17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois.

 

Mateus 25:18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.

 

Mateus 25:19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

 

Mateus 25:20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.

 

Mateus 25:21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

 

Mateus 25:22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei.

 

Mateus 25:23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

 

Mateus 25:24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,

 

Mateus 25:25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

 

Mateus 25:26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

 

Mateus 25:27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.

 

Mateus 25:28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.

 

Mateus 25:29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

 

Mateus 25:30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Cinco talentos pra um, dois pra outro e um talento é dado ao último dos servos, estes valores são distribuídos para que eles negociassem para seu senhor. Os talentos não são dados para que se fizessem uma coisa qualquer, mas sim que se multiplicassem para o patrão.

O que o Senhor Jesus dá aos seus servos, não é nada acima de suas possibilidades, é dado a cada um segundo a capacidade deles.

O talento é a obra que a nós é dada de acordo com o que está escrito em Efésios dois dez, obras boas preparadas de antemão pelo Pai, para que andássemos nelas. O Senhor espera que a obra seja feita por quem a recebe, caso contrário ela é transferida com tudo para um servo fiel.

Ao negociar os talentos fazemos por obrigação, porque temos um Senhor, mas há um pagamento acima das medidas, este Senhor é gracioso e recompensa os servos fiéis. Entrar no “gozo de seu senhor”, é participar mais particularmente da comunhão de Jesus, é ter o que Ele tem, e ser o que Ele é, (Mateus 19: 28 e 29).

Enquanto um enterra o que não lhe pertence, e vai tratar da vida que ele tem, mas que também não lhe pertence (um servo não é dono de nada), outros perdem a vida que não lhes pertenciam para tratar dos talentos de seu senhor, são recompensados com cem por cento do que não era deles.

Um talento é valor muito alto para o servo, mas para o Senhor é pouco, no entanto este talento não será desprezado por Ele. O servo fiel recebe algo de muito mais valor que os valores iniciais.

E que se saiba que o servo fiel estará sempre ganhando mais talentos dos infiéis. Quem despreza o Senhor será desprezado por Ele para onde há choro e ranger de dentes.

Ao observarmos as palavras de Jesus a partir de Mateus 24: 32 até 25: 30.

Vemos o Senhor tratando de vigilância, isto é, indicando aos discípulos para que vigiassem tanto por aquilo que haviam recebido, como pela vinda do Senhor. O filho de Deus recebe dele tudo necessário a vida e a santidade para servir ao seu Senhor.

O filho de Deus precisa ter algo de Deus. Se ele é um servo constituído sobre a casa de Deus, necessita receber Dele a ração para alimentar a casa de Deus. Se ele espera o seu Senhor não pode nunca, jamais faltar azeite em sua lâmpada, ela tem que se manter acesa em todo o tempo, sua luz sempre tem que brilhar. É um servo que recebe talentos para negociar com eles.

O filho de Deus é chamado e despertado por Jesus a fim de valorizar aquilo que recebe de seu Senhor. Em todas estas parábolas o que é visto é que, não sabemos a que hora o Senhor virá.

O infiel da ração foi lançado no inferno – Mateus 24: 51 

As cinco virgens insensatas tiveram o mesmo fim – Mateus 25: 12

O servo mal e negligente foi para o mesmo lugar – Mateus 25: 30

Todos eles eram comprometidos com o Senhor, todos eles tinham recebido algo do Senhor, mesmo assim pelo desprezo a Jesus, o Filho amado e Bendito de Deus, foram lançados no inferno.

 

Contato

VENHA O TEU REINO

pr.j.mir@gmail.com

Pesquisar no site

Notícias

19/07/2013 13:56

A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO Atos 2: 38 - 39 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão de pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe, a tantos...
15/07/2013 20:21

POVO DE DEUS

POVO DE DEUS   Salmos 144: 15 e 147: 19 e 20 Bem aventurado o povo ao qual assim acontece; bem aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor. Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem....
13/07/2013 09:18

A Busca do Reino

  Mateus 6: 10 e 33 Venha o teu reino seja feita a tua vontade, e buscai antes o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas, são dois versos um pouco distantes um do outro neste texto, mas dentro de uma mesma palavra que Jesus está dando aos seus discípulos no...
04/07/2013 11:19

NÃO PEQUES MAIS

Não Peques Mais João 5: 14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.   João 8: 11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno, vai-te e não peques mais. Um homem restabelecido...
04/07/2013 11:17

Como Deus cura

Como Deus Cura João 5 A resposta mais natural a pergunta de como Deus cura seria, Ele cura pela fé. Mas ao analisarmos a cura deste enfermo do tanque de Betesda vemos como o Senhor cura. Betesda, um lugar bem frequentado por pessoas enfermas que esperavam do céu a cura, pois um anjo descia do céu e...
04/07/2013 11:15

Provado pela palavra

Provado pela Palavra Salmo 105: 19 Até ao tempo em que chegou sua palavra; a palavra do Senhor o provou. Todos os filhos de Deus são provados pela palavra para que possam reinar. José é vendido pelos irmãos, traído pela esposa de Potifar, encarcerado na pior prisão do Egito. Toda a sua juventude é...
04/07/2013 11:12

Há injustiça da parte de Deus?

Há injustiça da parte de Deus? Romanos 9: 14 Há um propósito de Deus eleger, e esse propósito não está preso ao eleito, mas em quem elege – Romanos nove onze, nos mostra dois gêmeos que não haviam nascido, porém um estava escolhido em amor por Deus e o outro estava rejeitado em ira. A eleição se dá...
04/07/2013 11:07

IAVEH

IAVEH Iaveh é hebraico e significa Deus, ou, EU SOU. Jesus muitas vezes fala a respeito de si como EU SOU, por isso arrumou muitos inimigos. A seguir é apresentado doze vezes em que Jesus diz EU SOU. 1 - Eu sou o Messias Jesus disse eu o sou, eu que falo contigo – João 4: 26 Jesus se apresenta como...
04/07/2013 11:05

Promessa

Promessa II Pedro 3: 9 –14 O Senhor não retarda a sua promessa para conosco, mas é longânimo para conosco, não querendo que ninguém se perca. Aguardando novo céu e nova terra em que habita a justiça. A promessa de Deus é a confiança que temos de que o que temos agora, ou no que estamos agora, seja...
13/06/2013 18:52

Oração de um Morto

ORAÇÃO DE UM MORTO   Havia um homem conhecido e amado por Jesus cujo nome era Lázaro, este morreu e ficou morto durante quatro dias, até que Jesus viesse e o ressuscitasse, chamando-o da morte. Se o defunto orou, em que momento Jesus atende a sua oração? No primeiro , ou nos dias posteriores...

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode